Paulo no capítulo 5 começou a nos mostrar a prática de liberdade:
Existe uma diferença muito grande entre ter linguagem espiritual e viver uma espiritualidade verdadeira.
Alguém pode:
…e ainda assim não expressar o caráter de Cristo no dia a dia.
Paulo encerra Gálatas mostrando que vida no Espírito não é apenas doutrina… é prática diária, responsabilidade pessoal, amor relacional e perseverança.
E como essa prática é vista?
Gálatas 6:1-5 ¹ Irmãos, se alguém for surpreendido em alguma falta, vocês, que são espirituais, restaurem essa pessoa com espírito de brandura. E que cada um tenha cuidado para que não seja também tentado.
ampc, Irmãos, se alguém for surpreendido em má conduta ou pecado de qualquer tipo, vocês, que são espirituais [que são sensíveis e controlados pelo Espírito], devem corrigi-lo, restaurá-lo e reintegrá-lo, sem qualquer senso de superioridade e com toda a mansidão, mantendo um olhar atento sobre si mesmos, para que vocês também não sejam tentados.
Porque precisa de restauração?
1 João 1:5-7 ⁵ A mensagem que dele ouvimos e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. ⁶ Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos (peripateo) nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. ⁷ Se andarmos (peripateo) na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.