Uma das maiores crises do nosso tempo não é financeira, política ou social — é uma crise de identidade.
Pessoas não sabem quem são, por isso não sabem como viver.
Esse problema também existe dentro da igreja.
Muitos foram salvos, batizados, servem, lideram, mas ainda vivem com a mentalidade de escravos espirituais: medo de errar, dificuldade de confiar em Deus, insegurança espiritual, comparação constante, necessidade de aprovação.
Paulo escreve aos gálatas para revelar uma verdade libertadora: Deus não nos chamou para sobreviver espiritualmente — Ele nos chamou para viver como filhos.
Paulo usa duas imagens fortes:
Ambas revelam dois sistemas espirituais: vida pela promessa ou vida pelo esforço humano.
Tito 3:3-7 ³ Pois nós também, no passado, éramos insensatos, desobedientes, desgarrados, escravos de todo tipo de paixões e prazeres, vivendo em maldade e inveja, sendo odiados e odiando-nos uns aos outros. ⁴ Mas quando se manifestou a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor por todos, ⁵ ele nos salvou, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia. Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, ⁶ que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, ⁷ a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.
1. Posição não é o mesmo que experiência
Gálatas 4:1-7 ¹ Digo, porém, o seguinte: durante o tempo em que o herdeiro é menor de idade, em nada difere de um escravo, mesmo sendo senhor de tudo. ² Mas está sob tutores e curadores até o tempo predeterminado pelo pai. ³ Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos escravizados aos rudimentos do mundo.
⁴ Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, ⁵ para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.
Espiritualmente: